Agencia de Empregos Campinas
Agencias de Empregos ServiçosTerceirizados
RecrutamentoSeleçâoPessoal
AgenciasEmpregosCampinasSãoPaulo
ConsultoriaRH Seleção RS Campinas São Paulo
Consultoria - Institucional Consultoria em RH - Agência de Empregos - Recrutamento e Seleção Vagas de Empregos para Analistas, Assistentes,  Atendentes, Gerentes, Supervisores. Cadastro de Curriculos - Cv Notícias Contato AgenciaEmpregoCampinas
AgenciaEmpregosCampinasSP
Agencia Emprego  
  Agencia Emprego Consultoria de RH Campinas Empregos Temporarios
AgenciaEmpregos   AgenciaEmpregos
  NOTÍCIAS  
Mao de obra temporaria Campinas Sao Paulo Recrutamento Selecao Pessoal Selecao Pessoal Campinas
Agencia Rh
  Últimas  
Agencia Empregos Campinas Agencia Empregos Campinas Agencia Empregos Campinas
Agencia Empregos Campinas
Agencia Empregos Campinas Conheça as novas regras do seguro-desemprego e abono salarial
Agencia Empregos Campinas
Agencia Empregos Campinas Agencia Empregos Campinas Agencia Empregos Campinas
Agencia Empregos Campinas
Agencia Empregos Campinas 10 ótimos empregos que não precisam de faculdade
Agencia Empregos Campinas
Agencia Empregos Campinas Agencia Empregos Campinas Agencia Empregos Campinas
Agencia Empregos Campinas
Agencia Empregos Campinas Confira o primeiro emprego de alguns atores famosos de Hollywood
Agencia Empregos Campinas
Agencia Empregos Campinas Agencia Empregos Campinas Agencia Empregos Campinas
Agencia Empregos Campinas
Agencia Empregos Campinas Saiba em quais situações você pode faltar do trabalho
Agencia Empregos Campinas
Agencia Empregos Campinas Agencia Empregos Campinas Agencia Empregos Campinas
Agencia Empregos Campinas
Agencia Empregos Campinas Ótimas perguntas para serem feitas na entrevista de emprego
Agencia Empregos Campinas
Agencia Empregos Campinas Agencia Empregos Campinas Agencia Empregos Campinas
  Ver todas
Agencias Recursos Humanos Campinas
Empregos Pne
Consultoria de Rh Campinas
Agência Emprego Campinas    
 
  13/01/2006  
  TI percorreu longo caminho até a governança de hoje  
  Tornou-se imprescindível a adoção dos conceitos de governança corporativa e governança de TI. Mais do que práticas desejáveis, são um fator condicionante para o crescimento das empresas.  
 

Já completei 28 anos envolvida com TI, 27 deles profissionalmente.

O avanço tecnológico que houve neste período é indiscutível. Quantos profissionais como eu, diante da velocidade das inovações nesta área , não se angustiam com a sensação de estar sempre “devendo” em termos de conhecimento. Será possível algum dia ter domínio da tecnologia?

O mais interessante nesta trajetória é observar a mudança que houve em termos do perfil do profissional que atua nesta área e no conceito do que é considerado valor na utilização da TI.

Entrei para a faculdade sem saber exatamente o que era o processamento de dados, seguindo o conselho de meu pai segundo o qual esse “negócio” dava muito dinheiro. Ele tinha razão quanto a isso. Em 1977, nem tinha completado a faculdade, já tinha um emprego como programadora Cobol, ganhando “os tubos” segundo um amigo advogado cujo salário hoje é três vezes maior que o meu.

Existia uma carência de conhecimento e de profissionais no mercado bastante confortável e conveniente para quem trabalhava na área. Muita gente não entendia direito qual era a mágica que fazia um computador gerar estatísticas, relatórios e formulários que permitiam que tarefas que antes duravam horas fossem completadas em minutos.

Esse tipo de coisa dava a nós, profissionais de TI, muito orgulho e com razão. Mas trazia também uma certa arrogância. Afinal, era um conhecimento não muito difundido que exigia um potencial diferenciado, raciocínio lógico apurado, muita pesquisa e dedicação. Enfim, TI era um assunto que não dava para discutir com “qualquer um”.

O primeiro susto, levei quando em 1995 fui trabalhar num banco. O sistema de contabilidade estava totalmente apoiado num programa que ninguém sabia exatamente como trabalhava. Como em time que está ganhando ninguém mexe (principalmente se o “time” é uma peça importante no negócio da instituição) um determinado analista, que era quem dominava o código, ia acrescentando umas linhas de programação aqui e ali e assim eram agregadas novas funcionalidades à contabilidade e corrigidos eventuais “bugs”.

Afinal performance e rapidez naquela época não estavam entre as nossas preocupações. O importante era a contabilidade fechar no final do mês e emitir os relatórios corretos. Fui contratada especificamente para entender e documentar o programa, aparentemente uma tarefa pouco nobre com a qual um analista experiente não podia “perder tempo”. Como resultado do trabalho e em função do compartilhamento da documentação, outros profissionais passaram a atuar no sistema, minorando o tempo despendido no trabalho de manutenção. O código foi racionalizado e gerou economia de algumas horas de processamento; de quebra acabei entendendo mais da contabilidade do banco do que muitos dos analistas que já estavam lá há alguns anos. Guardei a lição: documentar é importante e partilhar conhecimento traz eficiência.

Fui mudando de emprego (era muito fácil !!) até que em 1987 me deparei com uma nova realidade.

O meu trabalho que até então, tinha sempre tido como alvo a própria organização precisava agora resultar em benefícios para o cliente externo. O cliente não entendia muito de sistemas operacionais, técnicas de programação ou fluxogramas. Mas o fato é que era ele quem pagava meu salário e queria resultados rápidos, informações online e confiáveis.

Percebi que para produzir algo que ele realmente gostasse era necessário entender o que ele queria. Existia um abismo na nossa comunicação. Outra lição aprendida: a mais moderna tecnologia e o mais especializado conhecimento não são nada quando a necessidade do cliente não é entendida.

Desde então, vi com apreensão durante muito tempo alagar-se a distância entre a TI e os clientes internos ou externos da organização.

Avançava o desenvolvimento tecnológico e com isso cresciam também os especialistas, profissionais de perfil altamente valorizado. O melhor sistema era o que u

 
     
  Fonte: Webinsider - Patrícia de Aquino Mendes  
     
 
Consultoria de RH Sao Paulo


Vagas de Empregos Administrativos
Vagas de Empregos Gerenciais
Vagas de Empregos Operacionais
Vagas de Empregos Técnicos Cadastro de Currículos
Recrutamento e Seleção
Vagas de Empregos Mão de Obra Temporária Campinas
Serviços-Gerais
Serviços de Apoio Terceirização
Limpeza e Conservação Ambiental
Teleatendimento
Recrutamento e Seleção
Seleção de Pessoal
Recursos Humanos Agência de Empregos Campinas
Serviços de Apoio
Agências de Empregos Consultoria de RH

Consultoria de Rh Valinhos SP
Consultoria de RH RMC
Agencia de Emprego Valinhos Agencia de emprego Campinas Temporarios Campinas Sao Paulo
Empregos Sao Paulo Agencia de RH Vagas de Empregos SP  
Recrutamento Selecao Vagas temporarias Vagas de Analistas de pessoal Analista de dp Campinas
AgenciaEmpregoSãoPaulo © 2014 - MQ Consultoria Ltda - Todos os direitos reservados - São Paulo - Campinas - SP
Agência de Empregos - Recrutamento e Seleção - Mão-de-obra Temporária - Terceirização - Efetivos - Estágios
- Consultoria de RH
AgenciaEmpregoCampinas
Analistas departamento pessoal dp sao paulo Terceirizados Serviços Gerais Terceirizacao Agencia Emprego Campinas Sao Paulo SP
Empregos RH
Consultoria em Recursos Humanos - RH - Agência de Empregos