Agencia de Empregos Campinas
Agencias de Empregos ServiçosTerceirizados
RecrutamentoSeleçâoPessoal
AgenciasEmpregosCampinasSãoPaulo
ConsultoriaRH Seleção RS Campinas São Paulo
Consultoria - Institucional Consultoria em RH - Agência de Empregos - Recrutamento e Seleção Vagas de Empregos para Analistas, Assistentes,  Atendentes, Gerentes, Supervisores. Cadastro de Curriculos - Cv Notícias Contato AgenciaEmpregoCampinas
AgenciaEmpregosCampinasSP
Agencia Emprego  
  Agencia Emprego Consultoria de RH Campinas Empregos Temporarios
AgenciaEmpregos   AgenciaEmpregos
  NOTÍCIAS  
Mao de obra temporaria Campinas Sao Paulo Recrutamento Selecao Pessoal Selecao Pessoal Campinas
Agencia Rh
  Últimas  
Agencia Empregos Campinas Agencia Empregos Campinas Agencia Empregos Campinas
Agencia Empregos Campinas
Agencia Empregos Campinas Conheça as novas regras do seguro-desemprego e abono salarial
Agencia Empregos Campinas
Agencia Empregos Campinas Agencia Empregos Campinas Agencia Empregos Campinas
Agencia Empregos Campinas
Agencia Empregos Campinas 10 ótimos empregos que não precisam de faculdade
Agencia Empregos Campinas
Agencia Empregos Campinas Agencia Empregos Campinas Agencia Empregos Campinas
Agencia Empregos Campinas
Agencia Empregos Campinas Confira o primeiro emprego de alguns atores famosos de Hollywood
Agencia Empregos Campinas
Agencia Empregos Campinas Agencia Empregos Campinas Agencia Empregos Campinas
Agencia Empregos Campinas
Agencia Empregos Campinas Saiba em quais situações você pode faltar do trabalho
Agencia Empregos Campinas
Agencia Empregos Campinas Agencia Empregos Campinas Agencia Empregos Campinas
Agencia Empregos Campinas
Agencia Empregos Campinas Ótimas perguntas para serem feitas na entrevista de emprego
Agencia Empregos Campinas
Agencia Empregos Campinas Agencia Empregos Campinas Agencia Empregos Campinas
  Ver todas
Agencias Recursos Humanos Campinas
Empregos Pne
Consultoria de Rh Campinas
Agência Emprego Campinas    
 
  02/08/2011  
  Concentração: uma aliada dos bons resultados  
   
 

Quando a cabeça não pensa e não descansa, o corpo padece e a produtividade despenca. Garantir as boas horas de sono, permitir-se um café longe da mesa de trabalho e organizar-se só favorecem a concentração

Quem nunca ficou longe da leiteira enquanto o leite estava no fogo? Esta desatenção certamente rendeu alguns minutos extras no dia que não estavam programados para limpar o fogão. Os motivos para isso ter acontecido são inúmeros, como sono, limpeza da pia, acordar as crianças, tirar o jantar do freezer, pegar o jornal, verificar os emails, olhar a lista de compras que a empregada deixou etc. São muitas coisas dividindo a nossa atenção ao mesmo tempo e, claro, não é só em casa. Nestas condições, fica difícil manter a concentração.

Segundo Priscilla de Sá, coaching e membro da Sociedade Brasileira de Coaching, é muito fácil encontrar “pessoas atarefadas, ocupadas, mas não necessariamente produtivas. Temos uma cultura, desde pequenos, de que precisamos ser solícitos, que temos de fazer tudo para todo mundo, que o bom funcionário é o ‘faz tudo’. E isso não é mais verdade, não é essa a realidade do mercado. Hoje em dia você tem de fazer mais daquilo que você faz melhor. Aí sim você está sendo produtivo de verdade”.

Para Priscilla, muitas pessoas querem abraçar mais do que suportam e não delegam. A grande deficiência, de acordo com a coaching, é a falta do senso sobre o que realmente é importante: “quando você pensa em produtividade, foco, concentração, é preciso estabelecer prioridades.”

O leite derramado é só uma metáfora para discutir as consequências da falta de atenção, tanto nas atividades corriqueiras quanto nos objetivos de vida. Uma pessoa (ou até mesmo uma empresa) que tem dificuldade para manter o foco no cotidiano, pode ter problemas para visualizar o futuro. O cansaço, a insatisfação, as noites mal dormidas, o estresse, o sedentarismo, a correria do dia a dia sem planejamento são alguns fatores que comprometem a concentração no trabalho.

E não se esqueça do tempo perdido com atividades inúteis e improdutivas. Não é preciso ser nenhum especialista para concluir que o rendimento fica enfraquecido também. Ter a mente tranquila e um bom planejamento são condições essenciais para garantir bons resultados.

Existem atividades que ajudam a melhorar a concentração, como ler um bom livro, praticar exercícios físicos e fazer pausas regulares durante o horário de trabalho. Respeitar a necessidade de repouso do corpo e mente – ou seja, dormir – também faz uma grande diferença. Segundo o médico James O’Brien, do Boston Sleep Care Center, em Massachusetts, nos Estados Unidos, dormir não é luxo, mas “uma necessidade do corpo humano para que tenha um nível ótimo de funcionamento”.

Com as condições físicas em ordem, é hora de planejar e gerir melhor o tempo. Priscilla ressalta que “as 24 horas são iguais para todos. Por que alguns são mais produtivos que outros? Por que alguns estão mais concentrados do que outros? Porque têm bons hábitos, são organizados, têm o mínimo de sistematização do pensamento, porque são metódicos. Enfim, um pouco de método, um pouco de planejamento não faz mal a ninguém”.

Compreender-se, respeitar-se e conseguir se organizar é meio caminho andado. As empresas, por outro lado, também podem dar uma forcinha para melhorar a concentração do funcionário. Algumas mais liberais não cobram do empregado o cumprimento de horário ou a presença no escritório, desde que o trabalho seja entregue no prazo estabelecido. A liberdade de poder escolher onde, como e quando trabalhar funciona muito bem para muitas pessoas. Talvez cumprir o “horário comercial” não seja tão vantajoso para as partes.

Caso não seja possível o trabalho “remoto”, liberar a consulta a sites alheios às atividades profissionais, por exemplo, não é de todo ruim. Se vai deixar o funcionário feliz, que mal há em permitir que ele consiga condições para lá de especiais com alguma “compra coletiva” ou receba boas notícias pelas redes sociais?

De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade de Melbourne, na Austrália, navegar na internet por diversão durante o expediente aumenta a produtividade e ajuda a aprimorar a concentração. “Mas não pode abusar”, lembra Priscilla de Sá. Afinal a internet mal utilizada é um dos principais “ladrões de tempo”. Aquela dica das “pausas regulares” pode ser um bom momento para essa navegação sem compromisso.

Para não chorar sobre o leite derramado, não prejudicar o desempenho pessoal e comprometer a produtividade, respeite os limites e dê atenção aos sinais do corpo. Dizer ‘não’ e saber a hora de parar são extremamente importantes para os bons resultados. As dicas da Priscilla são: delegue tudo o que for possível; estabeleça as prioridades; esvazie a mente e se concentre no momento presente; feche os olhos e relaxe – tenha consciência de que você fez o melhor que podia.
 

 
     
  Fonte: Portal HSM  
     
 
Consultoria de RH Sao Paulo


Vagas de Empregos Administrativos
Vagas de Empregos Gerenciais
Vagas de Empregos Operacionais
Vagas de Empregos Técnicos Cadastro de Currículos
Recrutamento e Seleção
Vagas de Empregos Mão de Obra Temporária Campinas
Serviços-Gerais
Serviços de Apoio Terceirização
Limpeza e Conservação Ambiental
Teleatendimento
Recrutamento e Seleção
Seleção de Pessoal
Recursos Humanos Agência de Empregos Campinas
Serviços de Apoio
Agências de Empregos Consultoria de RH

Consultoria de Rh Valinhos SP
Consultoria de RH RMC
Agencia de Emprego Valinhos Agencia de emprego Campinas Temporarios Campinas Sao Paulo
Empregos Sao Paulo Agencia de RH Vagas de Empregos SP  
Recrutamento Selecao Vagas temporarias Vagas de Analistas de pessoal Analista de dp Campinas
AgenciaEmpregoSãoPaulo © 2014 - MQ Consultoria Ltda - Todos os direitos reservados - São Paulo - Campinas - SP
Agência de Empregos - Recrutamento e Seleção - Mão-de-obra Temporária - Terceirização - Efetivos - Estágios
- Consultoria de RH
AgenciaEmpregoCampinas
Analistas departamento pessoal dp sao paulo Terceirizados Serviços Gerais Terceirizacao Agencia Emprego Campinas Sao Paulo SP
Empregos RH
Consultoria em Recursos Humanos - RH - Agência de Empregos